MARC details
000 -LÍDER |
campo de controle de tamanho fixo |
08437nam a22004457a 4500 |
001 - NÚMERO DE CONTROLE |
campo de controle |
158331 |
003 - IDENTIFICADOR DO NÚMERO DE CONTROLE |
campo de controle |
BC-Teste |
005 - DATA E HORÁRIO DA ÚLTIMA TRANSAÇÃO |
campo de controle |
20250701221112.0 |
008 - CAMPO DE DADOS FIXOS--INFORMAÇÃO GERAL |
campo de controle de tamanho fixo |
250629b bl ||||| |||| 00| 0 por d |
020 ## - ISBN - INTERNATIONAL STANDARD BOOK NUMBER |
ISBN - International Standard Book Number |
978-85-7798-200-4 |
Informação qualificadora |
ebook |
020 ## - ISBN - INTERNATIONAL STANDARD BOOK NUMBER |
ISBN - International Standard Book Number |
978-85-7798-215-8 |
Informação qualificadora |
eISBN |
024 7# - OUTRO IDENTIFICADOR PADRÃO |
Fonte do número ou código |
DOI |
Número padrão ou código |
doi.org/10.7476/9788577982158 |
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO |
Instituição que transcreveu o registro |
Koha Treinamento |
Idioma da catalogação |
por |
041 0# - CÓDIGO DE IDIOMA |
Código do idioma do texto/trilha sonora ou título diferente |
por |
082 ## - CDD - CLASSIFICAÇÃO DECIMAL DE DEWEY |
Número de Classificação |
372.6 |
245 00 - TÍTULO |
Título |
Ensinar e aprender matemática: |
Restante do título |
possibilidades para a prática educativa |
Indicação de responsabilidade, etc. |
Celia Finck Brandt, Méricles Thadeu Moretti Organizadores |
260 #1 - PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC. |
Local de publicação, distribuição, etc. |
Ponta Grossa |
Nome do editor, distribuidor, etc. |
Editora UEPG |
Data da publicação, distribuição, etc. |
2016 |
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA |
Extensão |
307 páginas |
Outros detalhes físicos |
Possui ilustrações, quadros, tabelas, figuras, equações, funções |
504 ## - NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC. |
Nota bibliográfica, etc. |
Possui bibliografia ao final de cada capítulo |
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO |
Nota de conteúdo formatado |
O capítulo 1 apresenta os resultados de uma pesquisa realizada durante um curso de formação continuada para licenciados em Matemática do Núcleo Regional de Educação de Maringá, atuantes no programa “Sala de Apoio a Aprendizagem”, que teve por objetivos: investigar o conhecimento desses licenciados sobre a Matemática dos Anos Iniciais e verificar os efeitos, em sua prática pedagógica, de um processo de formação continuada. |
Indicação de responsabilidade |
Clélia Maria Ignatius Nogueira, Regina Maria Pavanello e Lucilene Adorno de Oliveira |
Título |
Uma experiência de formação continuada de professores licenciados sobre a matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO |
Nota de conteúdo formatado |
Capítulo 2 tem como finalidade apresentar as pesquisas, os trabalhos publicados em eventos e os projetos financiados desenvolvidos pelos membros do grupo de pesquisa FORMEM desde a sua criação, em 2011, até o ano de 2012. |
Indicação de responsabilidade |
Patrícia Sandalo Pereira |
Título |
As pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática (FORMEM) |
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO |
Nota de conteúdo formatado |
Capítulo 3 foi construído com base numa pesquisa de abordagem qualitativa, voltada à análise de situações de jogo em sala de aula, envolvendo estudantes de 4ª a 6ª série do ensino fundamental de uma escola da rede privada de ensino de Passo Fundo/RS. Os alunos tinham idades entre 9 a 12 anos. |
Indicação de responsabilidade |
Andréa Damasceno Raupp e Neiva Ignês Grando |
Título |
Educação Matemática: em foco o jogo no processo ensino-aprendizagem |
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO |
Nota de conteúdo formatado |
Capítulo 4 volta o olhar para o ensino da matemática para saber, especificamente, como pessoas sem escolarização ou pouco escolarizadas, solucionam problemas de matemática em seu contexto social imediato e quais estratégias utilizam para solucionar problemas que lhes são propostos em situação escolar. |
Indicação de responsabilidade |
Idemar Vizolli e Maria Tereza Carneiro Soares |
Título |
Registros orais e escritos: um estudo com alunos e professores de educação de jovens e adultos ao solucionarem problemas de proporção/porcentagem |
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO |
Nota de conteúdo formatado |
Capítulo 5 discute e explora algumas possibilidades de como a leitura, a escrita e a argumentação na prática pedagógica em matemática podem contribuir à compreensão e constituição de significados próprios do seu campo discursivo. |
Indicação de responsabilidade |
Samuel Edmundo López Bello e Luis Davi Mazze |
Título |
Leitura, escrita e argumentação na educação matemática do ensino médio: possibilidades de constituição de significados matemáticos |
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO |
Nota de conteúdo formatado |
Capítulo 6 apresenta os resultados de um estudo que procura destacar a importância da utilização do cálculo mental no ensino fundamental como uma forma da criança entender as relações numéricas do Sistema de Numeração Decimal (SND) e estimar resultados de problemas matemáticos tanto na vida cotidiana quanto na vida escolar. |
Indicação de responsabilidade |
Angela Aparecida Pasinato Dalsasso e Tânia Stella Bassoi <br/> |
Título |
A utilização do cálculo mental no ensino fundamental |
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO |
Nota de conteúdo formatado |
Capítulo 7 apresenta os resultados de um estudo com professores de duas escolas públicas do município de Cascavel com o objetivo de entender como professores de 3ª e 4ª séries trabalham com seus alunos na aquisição das ideias operatórias básicas sobre frações, sob a luz da teoria de David P. Ausubel, da “aprendizagem significativa”, cujo principal argumento é partir daquilo que o aluno conhece. |
Indicação de responsabilidade |
Louisianne Christine Bonzanini e Tânia Stella Bassoi |
Título |
Os professores e o ensino de frações no 2º ciclo do ensino fundamental |
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO |
Nota de conteúdo formatado |
Capítulo 8 apresenta dois exemplos de atividades de modelagem matemática mediadas por duas estratégias didáticas de apoio, os vídeos educativos e as oficinas de matemática. |
Indicação de responsabilidade |
Lilian Akemi Kato e Valdinei Cezar Cardoso |
Título |
Atividades de modelagem matemática mediadas por vídeo e oficina: uma discussão no contexto da educação |
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO |
Nota de conteúdo formatado |
O capítulo 9 apresenta um estudo sobre uma investigação dos padrões de organização da palavra e do numeral arábico, que constituem registros de representação semióticos do número, procurando-se identificar de que forma a estrutura do sistema<br/>de numeração decimal posicional torna-se explicitada nesses registros. |
Indicação de responsabilidade |
Celia Finck Brandt e Méricles Thadeu Moretti |
Título |
Relações entre a conceituação da estrutura do sistema de numeração decimal e as operações cognitivas de produção, tratamento e conversão com registros de representação semióticos do número: a palavra e a escrita arábica |
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO |
Nota de conteúdo formatado |
O capítulo 10 aborda aspectos didáticos identificados na atividade docente com resolução de problemas e decorrência deles na aprendizagem dos alunos. |
Indicação de responsabilidade |
Ettiène Guérios e Roberto José Medeiros Junior |
Título |
Resolução de problema e matemática no ensino fundamental: uma perspectiva didática |
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO |
Nota de conteúdo formatado |
O capítulo 11 aborda alguns aspectos da história do número negativo, bem como do surgimento e da consolidação da regra de sinais da multiplicação desses números que se mostram relevantes no contexto histórico geral. |
Indicação de responsabilidade |
Selma Felisbino Hillesheim e Méricles Thadeu Moretti |
Título |
A regra dos sinais: alguns elementos importantes do seu contexto histórico |
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO |
Nota de conteúdo formatado |
O capítulo 12 tem como objetivo apresentar algumas reflexões analíticas sobre a formação de professores e<br/>o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática. |
Indicação de responsabilidade |
Marceli Behm Goulart e Ana Lúcia Pereira Baccon |
Título |
“Formação de professores e o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática: que elementos considerar? |
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO |
Nota de conteúdo formatado |
O capítulo 13 particularmente a construção e interpretação de gráficos com uso do programa computacional Geogebra. O<br/>contexto da pesquisa foi a construção de um tutorial para professores desse nível de escolaridade, de forma que pudessem inserir o uso de tal ferramenta em suas aulas, visando favorecer o desenvolvimento do letramento estatístico por seus alunos. |
Indicação de responsabilidade |
Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, Saddo Ag Almouloud e Maria José Ferreira da Silva |
Título |
O desenvolvimento do letramento estatístico a partir do uso do geogebra: um estudo<br/>com professores de matemática |
520 3# - NOTA DE RESUMO, ETC |
Resumo, etc. |
Na preNa presente coletânea reunimos textos de pesquisadores do Brasil com resultados de pesquisas desenvolvidas no campo da educação matemática ou com reflexões sobre temáticas relacionadas aos processos de ensino, aprendizagem, avaliação ou formação de professores. Os diversos estudos e pesquisas desenvolvidos e apresentados, no campo da educação matemática, contribuem tanto para o desenvolvimento e avanço da ciência como para a solução de problemas. Em se tratando da formação matemática dos alunos esses problemas se referem às dificuldades relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem, formação de professores, materiais didáticos, dentre outras. Em virtude disso os esforços se concentram nas formas de proceder para tornar concreta a formação matemática dos alunos, nos diferentes graus ou níveis de ensino. As diferentes contribuições, oriundas dos resultados das pesquisas, relatados nessa coletânea apresentam possibilidades para a prática pedagógica dos professores que ensinam matemática e, igualmente para organização de currículos de cursos de formação de professores de matemática ou da disciplina de matemática para a educação básica ou superior. |
650 00 - ASSUNTO--TERMO TÓPICO |
Cabeçalho tópico ou nome geográfico |
Matemática |
Subdivisão geral |
Estudo e ensino |
9 (RLIN) |
25087 |
700 12 - ENTRADA ADICIONADA - NOME PESSOAL |
Nome pessoal |
Brandt, Celia Finck |
9 (RLIN) |
25089 |
Função do autor por extenso |
Organizadora |
700 12 - ENTRADA ADICIONADA - NOME PESSOAL |
Nome pessoal |
Moretti, Méricles Thadeu |
Datas associadas ao nome |
1953- |
9 (RLIN) |
25090 |
Função do autor por extenso |
Organizadora |
856 ## - LOCALIZAÇÃO ELETRÔNICA E ACESSO |
Uniform Resource Identifier |
<a href="https://books.scielo.org/id/dj9m9">https://books.scielo.org/id/dj9m9</a> |
Nota pública |
acesso ao e-book |
942 ## - ELEMENTOS DE ENTRADA ADICIONADOS (KOHA) |
Fonte da classificação ou esquema de arquivamento na estante |
Classificação decimal de Dewey |
Tipo de material Koha |
LIVRO |