Ensinar e aprender matemática: (Record no. 158331)

MARC details
000 -LÍDER
campo de controle de tamanho fixo 08437nam a22004457a 4500
001 - NÚMERO DE CONTROLE
campo de controle 158331
003 - IDENTIFICADOR DO NÚMERO DE CONTROLE
campo de controle BC-Teste
005 - DATA E HORÁRIO DA ÚLTIMA TRANSAÇÃO
campo de controle 20250701221112.0
008 - CAMPO DE DADOS FIXOS--INFORMAÇÃO GERAL
campo de controle de tamanho fixo 250629b bl ||||| |||| 00| 0 por d
020 ## - ISBN - INTERNATIONAL STANDARD BOOK NUMBER
ISBN - International Standard Book Number 978-85-7798-200-4
Informação qualificadora ebook
020 ## - ISBN - INTERNATIONAL STANDARD BOOK NUMBER
ISBN - International Standard Book Number 978-85-7798-215-8
Informação qualificadora eISBN
024 7# - OUTRO IDENTIFICADOR PADRÃO
Fonte do número ou código DOI
Número padrão ou código doi.org/10.7476/9788577982158
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO
Instituição que transcreveu o registro Koha Treinamento
Idioma da catalogação por
041 0# - CÓDIGO DE IDIOMA
Código do idioma do texto/trilha sonora ou título diferente por
082 ## - CDD - CLASSIFICAÇÃO DECIMAL DE DEWEY
Número de Classificação 372.6
245 00 - TÍTULO
Título Ensinar e aprender matemática:
Restante do título possibilidades para a prática educativa
Indicação de responsabilidade, etc. Celia Finck Brandt, Méricles Thadeu Moretti Organizadores
260 #1 - PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.
Local de publicação, distribuição, etc. Ponta Grossa
Nome do editor, distribuidor, etc. Editora UEPG
Data da publicação, distribuição, etc. 2016
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão 307 páginas
Outros detalhes físicos Possui ilustrações, quadros, tabelas, figuras, equações, funções
504 ## - NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC.
Nota bibliográfica, etc. Possui bibliografia ao final de cada capítulo
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO
Nota de conteúdo formatado O capítulo 1 apresenta os resultados de uma pesquisa realizada durante um curso de formação continuada para licenciados em Matemática do Núcleo Regional de Educação de Maringá, atuantes no programa “Sala de Apoio a Aprendizagem”, que teve por objetivos: investigar o conhecimento desses licenciados sobre a Matemática dos Anos Iniciais e verificar os efeitos, em sua prática pedagógica, de um processo de formação continuada.
Indicação de responsabilidade Clélia Maria Ignatius Nogueira, Regina Maria Pavanello e Lucilene Adorno de Oliveira
Título Uma experiência de formação continuada de professores licenciados sobre a matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO
Nota de conteúdo formatado Capítulo 2 tem como finalidade apresentar as pesquisas, os trabalhos publicados em eventos e os projetos financiados desenvolvidos pelos membros do grupo de pesquisa FORMEM desde a sua criação, em 2011, até o ano de 2012.
Indicação de responsabilidade Patrícia Sandalo Pereira
Título As pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática (FORMEM)
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO
Nota de conteúdo formatado Capítulo 3 foi construído com base numa pesquisa de abordagem qualitativa, voltada à análise de situações de jogo em sala de aula, envolvendo estudantes de 4ª a 6ª série do ensino fundamental de uma escola da rede privada de ensino de Passo Fundo/RS. Os alunos tinham idades entre 9 a 12 anos.
Indicação de responsabilidade Andréa Damasceno Raupp e Neiva Ignês Grando
Título Educação Matemática: em foco o jogo no processo ensino-aprendizagem
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO
Nota de conteúdo formatado Capítulo 4 volta o olhar para o ensino da matemática para saber, especificamente, como pessoas sem escolarização ou pouco escolarizadas, solucionam problemas de matemática em seu contexto social imediato e quais estratégias utilizam para solucionar problemas que lhes são propostos em situação escolar.
Indicação de responsabilidade Idemar Vizolli e Maria Tereza Carneiro Soares
Título Registros orais e escritos: um estudo com alunos e professores de educação de jovens e adultos ao solucionarem problemas de proporção/porcentagem
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO
Nota de conteúdo formatado Capítulo 5 discute e explora algumas possibilidades de como a leitura, a escrita e a argumentação na prática pedagógica em matemática podem contribuir à compreensão e constituição de significados próprios do seu campo discursivo.
Indicação de responsabilidade Samuel Edmundo López Bello e Luis Davi Mazze
Título Leitura, escrita e argumentação na educação matemática do ensino médio: possibilidades de constituição de significados matemáticos
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO
Nota de conteúdo formatado Capítulo 6 apresenta os resultados de um estudo que procura destacar a importância da utilização do cálculo mental no ensino fundamental como uma forma da criança entender as relações numéricas do Sistema de Numeração Decimal (SND) e estimar resultados de problemas matemáticos tanto na vida cotidiana quanto na vida escolar.
Indicação de responsabilidade Angela Aparecida Pasinato Dalsasso e Tânia Stella Bassoi <br/>
Título A utilização do cálculo mental no ensino fundamental
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO
Nota de conteúdo formatado Capítulo 7 apresenta os resultados de um estudo com professores de duas escolas públicas do município de Cascavel com o objetivo de entender como professores de 3ª e 4ª séries trabalham com seus alunos na aquisição das ideias operatórias básicas sobre frações, sob a luz da teoria de David P. Ausubel, da “aprendizagem significativa”, cujo principal argumento é partir daquilo que o aluno conhece.
Indicação de responsabilidade Louisianne Christine Bonzanini e Tânia Stella Bassoi
Título Os professores e o ensino de frações no 2º ciclo do ensino fundamental
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO
Nota de conteúdo formatado Capítulo 8 apresenta dois exemplos de atividades de modelagem matemática mediadas por duas estratégias didáticas de apoio, os vídeos educativos e as oficinas de matemática.
Indicação de responsabilidade Lilian Akemi Kato e Valdinei Cezar Cardoso
Título Atividades de modelagem matemática mediadas por vídeo e oficina: uma discussão no contexto da educação
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO
Nota de conteúdo formatado O capítulo 9 apresenta um estudo sobre uma investigação dos padrões de organização da palavra e do numeral arábico, que constituem registros de representação semióticos do número, procurando-se identificar de que forma a estrutura do sistema<br/>de numeração decimal posicional torna-se explicitada nesses registros.
Indicação de responsabilidade Celia Finck Brandt e Méricles Thadeu Moretti
Título Relações entre a conceituação da estrutura do sistema de numeração decimal e as operações cognitivas de produção, tratamento e conversão com registros de representação semióticos do número: a palavra e a escrita arábica
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO
Nota de conteúdo formatado O capítulo 10 aborda aspectos didáticos identificados na atividade docente com resolução de problemas e decorrência deles na aprendizagem dos alunos.
Indicação de responsabilidade Ettiène Guérios e Roberto José Medeiros Junior
Título Resolução de problema e matemática no ensino fundamental: uma perspectiva didática
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO
Nota de conteúdo formatado O capítulo 11 aborda alguns aspectos da história do número negativo, bem como do surgimento e da consolidação da regra de sinais da multiplicação desses números que se mostram relevantes no contexto histórico geral.
Indicação de responsabilidade Selma Felisbino Hillesheim e Méricles Thadeu Moretti
Título A regra dos sinais: alguns elementos importantes do seu contexto histórico
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO
Nota de conteúdo formatado O capítulo 12 tem como objetivo apresentar algumas reflexões analíticas sobre a formação de professores e<br/>o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática.
Indicação de responsabilidade Marceli Behm Goulart e Ana Lúcia Pereira Baccon
Título “Formação de professores e o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática: que elementos considerar?
505 00 - NOTA DE CONTEÚDO FORMATADO
Nota de conteúdo formatado O capítulo 13 particularmente a construção e interpretação de gráficos com uso do programa computacional Geogebra. O<br/>contexto da pesquisa foi a construção de um tutorial para professores desse nível de escolaridade, de forma que pudessem inserir o uso de tal ferramenta em suas aulas, visando favorecer o desenvolvimento do letramento estatístico por seus alunos.
Indicação de responsabilidade Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, Saddo Ag Almouloud e Maria José Ferreira da Silva
Título O desenvolvimento do letramento estatístico a partir do uso do geogebra: um estudo<br/>com professores de matemática
520 3# - NOTA DE RESUMO, ETC
Resumo, etc. Na preNa presente coletânea reunimos textos de pesquisadores do Brasil com resultados de pesquisas desenvolvidas no campo da educação matemática ou com reflexões sobre temáticas relacionadas aos processos de ensino, aprendizagem, avaliação ou formação de professores. Os diversos estudos e pesquisas desenvolvidos e apresentados, no campo da educação matemática, contribuem tanto para o desenvolvimento e avanço da ciência como para a solução de problemas. Em se tratando da formação matemática dos alunos esses problemas se referem às dificuldades relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem, formação de professores, materiais didáticos, dentre outras. Em virtude disso os esforços se concentram nas formas de proceder para tornar concreta a formação matemática dos alunos, nos diferentes graus ou níveis de ensino. As diferentes contribuições, oriundas dos resultados das pesquisas, relatados nessa coletânea apresentam possibilidades para a prática pedagógica dos professores que ensinam matemática e, igualmente para organização de currículos de cursos de formação de professores de matemática ou da disciplina de matemática para a educação básica ou superior.
650 00 - ASSUNTO--TERMO TÓPICO
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Matemática
Subdivisão geral Estudo e ensino
9 (RLIN) 25087
700 12 - ENTRADA ADICIONADA - NOME PESSOAL
Nome pessoal Brandt, Celia Finck
9 (RLIN) 25089
Função do autor por extenso Organizadora
700 12 - ENTRADA ADICIONADA - NOME PESSOAL
Nome pessoal Moretti, Méricles Thadeu
Datas associadas ao nome 1953-
9 (RLIN) 25090
Função do autor por extenso Organizadora
856 ## - LOCALIZAÇÃO ELETRÔNICA E ACESSO
Uniform Resource Identifier <a href="https://books.scielo.org/id/dj9m9">https://books.scielo.org/id/dj9m9</a>
Nota pública acesso ao e-book
942 ## - ELEMENTOS DE ENTRADA ADICIONADOS (KOHA)
Fonte da classificação ou esquema de arquivamento na estante Classificação decimal de Dewey
Tipo de material Koha LIVRO
Holdings
Status de descarte Status de perdido Fonte da classificação ou esquema de arquivamento na estante Status físico Não pode ser emprestado Localização permanente Localização atual Data de aquisição Total de empréstimos Número de telefone completo Data de último acesso Preço efetivo de Tipo de material Koha
    Classificação decimal de Dewey     Biblioteca Central - Treinamento Biblioteca Central - Treinamento 01/07/2025   372.6 01/07/2025 01/07/2025 LIVRO