Ensinar e aprender matemática: possibilidades para a prática educativa

Ensinar e aprender matemática: possibilidades para a prática educativa Celia Finck Brandt, Méricles Thadeu Moretti Organizadores - Ponta Grossa Editora UEPG 2016 - 307 páginas Possui ilustrações, quadros, tabelas, figuras, equações, funções

Possui bibliografia ao final de cada capítulo

O capítulo 1 apresenta os resultados de uma pesquisa realizada durante um curso de formação continuada para licenciados em Matemática do Núcleo Regional de Educação de Maringá, atuantes no programa “Sala de Apoio a Aprendizagem”, que teve por objetivos: investigar o conhecimento desses licenciados sobre a Matemática dos Anos Iniciais e verificar os efeitos, em sua prática pedagógica, de um processo de formação continuada. Uma experiência de formação continuada de professores licenciados sobre a matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental Clélia Maria Ignatius Nogueira, Regina Maria Pavanello e Lucilene Adorno de Oliveira Capítulo 2 tem como finalidade apresentar as pesquisas, os trabalhos publicados em eventos e os projetos financiados desenvolvidos pelos membros do grupo de pesquisa FORMEM desde a sua criação, em 2011, até o ano de 2012. As pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática (FORMEM) Patrícia Sandalo Pereira Capítulo 3 foi construído com base numa pesquisa de abordagem qualitativa, voltada à análise de situações de jogo em sala de aula, envolvendo estudantes de 4ª a 6ª série do ensino fundamental de uma escola da rede privada de ensino de Passo Fundo/RS. Os alunos tinham idades entre 9 a 12 anos. Educação Matemática: em foco o jogo no processo ensino-aprendizagem Andréa Damasceno Raupp e Neiva Ignês Grando Capítulo 4 volta o olhar para o ensino da matemática para saber, especificamente, como pessoas sem escolarização ou pouco escolarizadas, solucionam problemas de matemática em seu contexto social imediato e quais estratégias utilizam para solucionar problemas que lhes são propostos em situação escolar. Registros orais e escritos: um estudo com alunos e professores de educação de jovens e adultos ao solucionarem problemas de proporção/porcentagem Idemar Vizolli e Maria Tereza Carneiro Soares Capítulo 5 discute e explora algumas possibilidades de como a leitura, a escrita e a argumentação na prática pedagógica em matemática podem contribuir à compreensão e constituição de significados próprios do seu campo discursivo. Leitura, escrita e argumentação na educação matemática do ensino médio: possibilidades de constituição de significados matemáticos Samuel Edmundo López Bello e Luis Davi Mazze Capítulo 6 apresenta os resultados de um estudo que procura destacar a importância da utilização do cálculo mental no ensino fundamental como uma forma da criança entender as relações numéricas do Sistema de Numeração Decimal (SND) e estimar resultados de problemas matemáticos tanto na vida cotidiana quanto na vida escolar. A utilização do cálculo mental no ensino fundamental Angela Aparecida Pasinato Dalsasso e Tânia Stella Bassoi
Capítulo 7 apresenta os resultados de um estudo com professores de duas escolas públicas do município de Cascavel com o objetivo de entender como professores de 3ª e 4ª séries trabalham com seus alunos na aquisição das ideias operatórias básicas sobre frações, sob a luz da teoria de David P. Ausubel, da “aprendizagem significativa”, cujo principal argumento é partir daquilo que o aluno conhece. Os professores e o ensino de frações no 2º ciclo do ensino fundamental Louisianne Christine Bonzanini e Tânia Stella Bassoi Capítulo 8 apresenta dois exemplos de atividades de modelagem matemática mediadas por duas estratégias didáticas de apoio, os vídeos educativos e as oficinas de matemática. Atividades de modelagem matemática mediadas por vídeo e oficina: uma discussão no contexto da educação Lilian Akemi Kato e Valdinei Cezar Cardoso O capítulo 9 apresenta um estudo sobre uma investigação dos padrões de organização da palavra e do numeral arábico, que constituem registros de representação semióticos do número, procurando-se identificar de que forma a estrutura do sistema
de numeração decimal posicional torna-se explicitada nesses registros. Relações entre a conceituação da estrutura do sistema de numeração decimal e as operações cognitivas de produção, tratamento e conversão com registros de representação semióticos do número: a palavra e a escrita arábica Celia Finck Brandt e Méricles Thadeu Moretti O capítulo 10 aborda aspectos didáticos identificados na atividade docente com resolução de problemas e decorrência deles na aprendizagem dos alunos. Resolução de problema e matemática no ensino fundamental: uma perspectiva didática Ettiène Guérios e Roberto José Medeiros Junior O capítulo 11 aborda alguns aspectos da história do número negativo, bem como do surgimento e da consolidação da regra de sinais da multiplicação desses números que se mostram relevantes no contexto histórico geral. A regra dos sinais: alguns elementos importantes do seu contexto histórico Selma Felisbino Hillesheim e Méricles Thadeu Moretti O capítulo 12 tem como objetivo apresentar algumas reflexões analíticas sobre a formação de professores e
o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática. “Formação de professores e o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática: que elementos considerar? Marceli Behm Goulart e Ana Lúcia Pereira Baccon O capítulo 13 particularmente a construção e interpretação de gráficos com uso do programa computacional Geogebra. O
contexto da pesquisa foi a construção de um tutorial para professores desse nível de escolaridade, de forma que pudessem inserir o uso de tal ferramenta em suas aulas, visando favorecer o desenvolvimento do letramento estatístico por seus alunos. O desenvolvimento do letramento estatístico a partir do uso do geogebra: um estudo
com professores de matemática Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, Saddo Ag Almouloud e Maria José Ferreira da Silva

Na preNa presente coletânea reunimos textos de pesquisadores do Brasil com resultados de pesquisas desenvolvidas no campo da educação matemática ou com reflexões sobre temáticas relacionadas aos processos de ensino, aprendizagem, avaliação ou formação de professores. Os diversos estudos e pesquisas desenvolvidos e apresentados, no campo da educação matemática, contribuem tanto para o desenvolvimento e avanço da ciência como para a solução de problemas. Em se tratando da formação matemática dos alunos esses problemas se referem às dificuldades relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem, formação de professores, materiais didáticos, dentre outras. Em virtude disso os esforços se concentram nas formas de proceder para tornar concreta a formação matemática dos alunos, nos diferentes graus ou níveis de ensino. As diferentes contribuições, oriundas dos resultados das pesquisas, relatados nessa coletânea apresentam possibilidades para a prática pedagógica dos professores que ensinam matemática e, igualmente para organização de currículos de cursos de formação de professores de matemática ou da disciplina de matemática para a educação básica ou superior.

978-85-7798-200-4 978-85-7798-215-8

doi.org/10.7476/9788577982158 DOI


Matemática--Estudo e ensino

372.6