000 | 08437nam a22004457a 4500 | ||
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001 | 158331 | ||
003 | BC-Teste | ||
005 | 20250701221112.0 | ||
008 | 250629b bl ||||| |||| 00| 0 por d | ||
020 |
_a978-85-7798-200-4 _qebook |
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020 |
_a978-85-7798-215-8 _qeISBN |
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024 | 7 |
_2DOI _adoi.org/10.7476/9788577982158 |
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040 |
_cKoha Treinamento _bpor |
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041 | 0 | _apor | |
082 | _a372.6 | ||
245 | 0 | 0 |
_aEnsinar e aprender matemática: _bpossibilidades para a prática educativa _cCelia Finck Brandt, Méricles Thadeu Moretti Organizadores |
260 | 1 |
_aPonta Grossa _bEditora UEPG _c2016 |
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300 |
_a307 páginas _bPossui ilustrações, quadros, tabelas, figuras, equações, funções |
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504 | _aPossui bibliografia ao final de cada capítulo | ||
505 | 0 | 0 |
_aO capítulo 1 apresenta os resultados de uma pesquisa realizada durante um curso de formação continuada para licenciados em Matemática do Núcleo Regional de Educação de Maringá, atuantes no programa “Sala de Apoio a Aprendizagem”, que teve por objetivos: investigar o conhecimento desses licenciados sobre a Matemática dos Anos Iniciais e verificar os efeitos, em sua prática pedagógica, de um processo de formação continuada. _rClélia Maria Ignatius Nogueira, Regina Maria Pavanello e Lucilene Adorno de Oliveira _tUma experiência de formação continuada de professores licenciados sobre a matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
505 | 0 | 0 |
_aCapítulo 2 tem como finalidade apresentar as pesquisas, os trabalhos publicados em eventos e os projetos financiados desenvolvidos pelos membros do grupo de pesquisa FORMEM desde a sua criação, em 2011, até o ano de 2012. _rPatrícia Sandalo Pereira _tAs pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática (FORMEM) |
505 | 0 | 0 |
_aCapítulo 3 foi construído com base numa pesquisa de abordagem qualitativa, voltada à análise de situações de jogo em sala de aula, envolvendo estudantes de 4ª a 6ª série do ensino fundamental de uma escola da rede privada de ensino de Passo Fundo/RS. Os alunos tinham idades entre 9 a 12 anos. _rAndréa Damasceno Raupp e Neiva Ignês Grando _tEducação Matemática: em foco o jogo no processo ensino-aprendizagem |
505 | 0 | 0 |
_aCapítulo 4 volta o olhar para o ensino da matemática para saber, especificamente, como pessoas sem escolarização ou pouco escolarizadas, solucionam problemas de matemática em seu contexto social imediato e quais estratégias utilizam para solucionar problemas que lhes são propostos em situação escolar. _rIdemar Vizolli e Maria Tereza Carneiro Soares _tRegistros orais e escritos: um estudo com alunos e professores de educação de jovens e adultos ao solucionarem problemas de proporção/porcentagem |
505 | 0 | 0 |
_aCapítulo 5 discute e explora algumas possibilidades de como a leitura, a escrita e a argumentação na prática pedagógica em matemática podem contribuir à compreensão e constituição de significados próprios do seu campo discursivo. _rSamuel Edmundo López Bello e Luis Davi Mazze _tLeitura, escrita e argumentação na educação matemática do ensino médio: possibilidades de constituição de significados matemáticos |
505 | 0 | 0 |
_aCapítulo 6 apresenta os resultados de um estudo que procura destacar a importância da utilização do cálculo mental no ensino fundamental como uma forma da criança entender as relações numéricas do Sistema de Numeração Decimal (SND) e estimar resultados de problemas matemáticos tanto na vida cotidiana quanto na vida escolar. _rAngela Aparecida Pasinato Dalsasso e Tânia Stella Bassoi _tA utilização do cálculo mental no ensino fundamental |
505 | 0 | 0 |
_aCapítulo 7 apresenta os resultados de um estudo com professores de duas escolas públicas do município de Cascavel com o objetivo de entender como professores de 3ª e 4ª séries trabalham com seus alunos na aquisição das ideias operatórias básicas sobre frações, sob a luz da teoria de David P. Ausubel, da “aprendizagem significativa”, cujo principal argumento é partir daquilo que o aluno conhece. _rLouisianne Christine Bonzanini e Tânia Stella Bassoi _tOs professores e o ensino de frações no 2º ciclo do ensino fundamental |
505 | 0 | 0 |
_aCapítulo 8 apresenta dois exemplos de atividades de modelagem matemática mediadas por duas estratégias didáticas de apoio, os vídeos educativos e as oficinas de matemática. _rLilian Akemi Kato e Valdinei Cezar Cardoso _tAtividades de modelagem matemática mediadas por vídeo e oficina: uma discussão no contexto da educação |
505 | 0 | 0 |
_aO capítulo 9 apresenta um estudo sobre uma investigação dos padrões de organização da palavra e do numeral arábico, que constituem registros de representação semióticos do número, procurando-se identificar de que forma a estrutura do sistema
de numeração decimal posicional torna-se explicitada nesses registros. _rCelia Finck Brandt e Méricles Thadeu Moretti _tRelações entre a conceituação da estrutura do sistema de numeração decimal e as operações cognitivas de produção, tratamento e conversão com registros de representação semióticos do número: a palavra e a escrita arábica |
505 | 0 | 0 |
_aO capítulo 10 aborda aspectos didáticos identificados na atividade docente com resolução de problemas e decorrência deles na aprendizagem dos alunos. _rEttiène Guérios e Roberto José Medeiros Junior _tResolução de problema e matemática no ensino fundamental: uma perspectiva didática |
505 | 0 | 0 |
_aO capítulo 11 aborda alguns aspectos da história do número negativo, bem como do surgimento e da consolidação da regra de sinais da multiplicação desses números que se mostram relevantes no contexto histórico geral. _rSelma Felisbino Hillesheim e Méricles Thadeu Moretti _tA regra dos sinais: alguns elementos importantes do seu contexto histórico |
505 | 0 | 0 |
_aO capítulo 12 tem como objetivo apresentar algumas reflexões analíticas sobre a formação de professores e
o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática. _rMarceli Behm Goulart e Ana Lúcia Pereira Baccon _t“Formação de professores e o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática: que elementos considerar? |
505 | 0 | 0 |
_aO capítulo 13 particularmente a construção e interpretação de gráficos com uso do programa computacional Geogebra. O
contexto da pesquisa foi a construção de um tutorial para professores desse nível de escolaridade, de forma que pudessem inserir o uso de tal ferramenta em suas aulas, visando favorecer o desenvolvimento do letramento estatístico por seus alunos. _rCileda de Queiroz e Silva Coutinho, Saddo Ag Almouloud e Maria José Ferreira da Silva _tO desenvolvimento do letramento estatístico a partir do uso do geogebra: um estudo com professores de matemática |
520 | 3 | _aNa preNa presente coletânea reunimos textos de pesquisadores do Brasil com resultados de pesquisas desenvolvidas no campo da educação matemática ou com reflexões sobre temáticas relacionadas aos processos de ensino, aprendizagem, avaliação ou formação de professores. Os diversos estudos e pesquisas desenvolvidos e apresentados, no campo da educação matemática, contribuem tanto para o desenvolvimento e avanço da ciência como para a solução de problemas. Em se tratando da formação matemática dos alunos esses problemas se referem às dificuldades relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem, formação de professores, materiais didáticos, dentre outras. Em virtude disso os esforços se concentram nas formas de proceder para tornar concreta a formação matemática dos alunos, nos diferentes graus ou níveis de ensino. As diferentes contribuições, oriundas dos resultados das pesquisas, relatados nessa coletânea apresentam possibilidades para a prática pedagógica dos professores que ensinam matemática e, igualmente para organização de currículos de cursos de formação de professores de matemática ou da disciplina de matemática para a educação básica ou superior. | |
650 | 0 | 0 |
_aMatemática _xEstudo e ensino _925087 |
700 | 1 | 2 |
_aBrandt, Celia Finck _925089 _eOrganizadora |
700 | 1 | 2 |
_aMoretti, Méricles Thadeu _d1953- _925090 _eOrganizadora |
856 |
_uhttps://books.scielo.org/id/dj9m9 _zacesso ao e-book |
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942 |
_2ddc _cLIV |
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999 |
_c158331 _d158331 |