Modelo de referência para gestão de projetos de museus e exposições /
Ana Cecília Nascimento Rocha Veiga.
- Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, 2012.
- 77 p. : il. color. ; 30 cm.
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes. Orientadora: Yacy-Ara Froner Gonçalves. Coorientador: Paulo Roberto Pereira Andery. Área de concentração: Arte e Tecnologia da Imagem. O v. 2 corresponde ao capítulo 5 da Tese e apresenta o Modelo de referência para gestão de projetos proposto pela autora. Inclui apêndice.
Contém bibliografia.
(Esta tese intitulada Modelo de Referência para Gestão de Projetos de Museus e Exposições tem por objetivo principal a elaboração de um termo homônimo que possa servir de roteiro para o gerenciamento de projetos, com ênfase em arquitetura e expografia. Teve como marco teórico o PMBOK, além das principais metodologias e bibliografias de gestão de projetos vigentes na contemporaneidade. Sua estrutura percorre o caminho de formação do gestor: aporte teórico e histórico acerca da museologia; análise crítica dos reflexos museográficos dos novos conceitos museológicos; conservação preventiva em museus e exposições; apresentação do modelo proposto propriamente dito. Dentre as principais contribuições deste trabalho, destacamos: a adaptação das metodologias vigentes, acrescidas de nossas contribuições pessoais, gerando um modelo de referência específico para o caso dos museus e exposições, poupando tempo ao gerente de projetos e ampliando a qualidade do produto final; a estruturação em fichas de consagradas metodologias textuais, somadas às nossas colaborações pessoais, construindo um roteiro de diagnóstico de museus otimizado; a inclusão e conexão prática entre os processos e rotinas das equipes projetistas com o plano diretor da instituição, considerando a missão e o ambiente organizacional que a abriga; a consolidação de um processo de projeto criativo software-dependente, totalmente voltado para a engenharia simultânea e a colaboração entre profissionais, compreendendo que tais tecnologias são o futuro, e para muitos o presente, da atividade projetual; por fim, a síntese dos conhecimentos imprescindíveis ao gestor de museus, desde as análises conceituais e histórico-teóricas da museologia às questões de conservação preventiva, servindo de ponto de partida para o jornada rumo à capacitação dos profissionais que atuam em nossos museus e exposições.)