Ensinar e aprender matemática: possibilidades para a prática educativa Celia Finck Brandt, Méricles Thadeu Moretti Organizadores - Ponta Grossa Editora UEPG 2016 - 307 páginas possui ilustrações, quadros, tabelas, figuras, equações, funções

Possui bibliografia ao final de cada capítulo

O capítulo 1 apresenta os resultados de uma pesquisa realizada durante um curso de formação continuada para licenciados em Matemática do Núcleo Regional de Educação de Maringá, atuantes no programa “Sala de Apoio a Aprendizagem”, que teve por objetivos: investigar o conhecimento desses licenciados sobre a Matemática dos Anos Iniciais e verificar os efeitos, em sua prática pedagógica, de um processo de formação continuada. Uma experiência de formação continuada de professores licenciados sobre a matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental Clélia Maria Ignatius Nogueira, Regina Maria Pavanello e Lucilene Adorno de Oliveira Capítulo 2 tem como finalidade apresentar as pesquisas, os trabalhos publicados em eventos e os projetos financiados desenvolvidos pelos membros do grupo de pesquisa FORMEM desde a sua criação, em 2011, até o ano de 2012. As pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática (FORMEM) Patrícia Sandalo Pereira Capítulo 3 foi construído com base numa pesquisa de abordagem qualitativa, voltada à análise de situações de jogo em sala de aula, envolvendo estudantes de 4ª a 6ª série do ensino fundamental de uma escola da rede privada de ensino de Passo Fundo/RS. Os alunos tinham idades entre 9 a 12 anos. Educação Matemática: em foco o jogo no processo ensino-aprendizagem Andréa Damasceno Raupp e Neiva Ignês Grando Capítulo 4 volta o olhar para o ensino da matemática para saber, especificamente, como pessoas sem escolarização ou pouco escolarizadas, solucionam problemas de matemática em seu contexto social imediato e quais estratégias utilizam para solucionar problemas que lhes são propostos em situação escolar. Registros orais e escritos: um estudo com alunos e professores de educação de jovens e adultos ao solucionarem problemas de proporção/porcentagem Idemar Vizolli e Maria Tereza Carneiro Soares Capítulo 5 discute e explora algumas possibilidades de como a leitura, a escrita e a argumentação na prática pedagógica em matemática podem contribuir à compreensão e constituição de significados próprios do seu campo discursivo. Leitura, escrita e argumentação na educação matemática do ensino médio: possibilidades de constituição de significados matemáticos Samuel Edmundo López Bello e Luis Davi Mazze Capítulo 6 apresenta os resultados de um estudo que procura destacar a importância da utilização do cálculo mental no ensino fundamental como uma forma da criança entender as relações numéricas do Sistema de Numeração Decimal (SND) e estimar resultados de problemas matemáticos tanto na vida cotidiana quanto na vida escolar. A utilização do cálculo mental no ensino fundamental Angela Aparecida Pasinato Dalsasso e Tânia Stella Bassoi
Capítulo 7 apresenta os resultados de um estudo com professores de duas escolas públicas do município de Cascavel com o objetivo de entender como professores de 3ª e 4ª séries trabalham com seus alunos na aquisição das ideias operatórias básicas sobre frações, sob a luz da teoria de David P. Ausubel, da “aprendizagem significativa”, cujo principal argumento é partir daquilo que o aluno conhece. Os professores e o ensino de frações no 2º ciclo do ensino fundamental Louisianne Christine Bonzanini e Tânia Stella Bassoi Capítulo 8 apresenta dois exemplos de atividades de modelagem matemática mediadas por duas estratégias didáticas de apoio, os vídeos educativos e as oficinas de matemática. Atividades de modelagem matemática mediadas por vídeo e oficina: uma discussão no contexto da educação Lilian Akemi Kato e Valdinei Cezar Cardoso O capítulo 9 apresenta um estudo sobre uma investigação dos padrões de organização da palavra e do numeral arábico, que constituem registros de representação semióticos do número, procurando-se identificar de que forma a estrutura do sistema
de numeração decimal posicional torna-se explicitada nesses registros. Relações entre a conceituação da estrutura do sistema de numeração decimal e as operações cognitivas de produção, tratamento e conversão com registros de representação semióticos do número: a palavra e a escrita arábica Celia Finck Brandt e Méricles Thadeu Moretti O capítulo 10 aborda aspectos didáticos identificados na atividade docente com resolução de problemas e decorrência deles na aprendizagem dos alunos. Resolução de problema e matemática no ensino fundamental: uma perspectiva didática Ettiène Guérios e Roberto José Medeiros Junior O capítulo 11 aborda alguns aspectos da história do número negativo, bem como do surgimento e da consolidação da regra de sinais da multiplicação desses números que se mostram relevantes no contexto histórico geral. A regra dos sinais: alguns elementos importantes do seu contexto histórico Selma Felisbino Hillesheim e Méricles Thadeu Moretti O capítulo 12 tem como objetivo apresentar algumas reflexões analíticas sobre a formação de professores e
o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática. “Formação de professores e o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de matemática: que elementos considerar? Marceli Behm Goulart e Ana Lúcia Pereira Baccon O capítulo 13 particularmente a construção e interpretação de gráficos com uso do programa computacional Geogebra. O
contexto da pesquisa foi a construção de um tutorial para professores desse nível de escolaridade, de forma que pudessem inserir o uso de tal ferramenta em suas aulas, visando favorecer o desenvolvimento do letramento estatístico por seus alunos. O desenvolvimento do letramento estatístico a partir do uso do geogebra: um estudo
com professores de matemática Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, Saddo Ag Almouloud e Maria José Ferreira da Silva

978-85-7798-215-8


Matemática--Estudo e ensino